Últimas Postagens

Saque do PIS/PASEP estará disponível na próxima semana

Por Gabriela Mestre

Com supervisão de Lucas Lyra

O governo federal vai liberar o saque do PIS/Pasep na a próxima quinta-feira (19). O fundo irá movimentar mais de R$ 15 bilhões e deverá favorecer cerca de 5,1 milhões de brasileiros aposentados. Além disso, houve alteração na idade mínima para os beneficiados e, ao invés de 70 anos, as mulheres precisam ter 62 e os homens, 65 anos de idade.

“Embora pareça uma medida microeconômica, todo o País será beneficiado com o reforço na economia”, disse o ministro de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira. O PIS é um Programa de Integração Social paralelo ao PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Criado em 1971, o Fundo recebeu contribuições até outubro de 1988 de valores proporcionais ao salário dos trabalhadores, depósito feito pelas próprias empresas. Todo ano, o trabalhador tinha direito a um crédito em caso de aposentadoria, doença grave ou se tivesse 70 anos completos.

Em 2016, 15,5 milhões de pessoas não acessaram ao valor que tinham direito no PIS/PASEP por falta de informação. Nesse ano, foi implementada uma Medida Provisória para facilitar esse saque e movimentar a economia. O saque antecipado será feito pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil e a liberação será automática. Esse direito é válido para trabalhadores contratados ou servidores públicos que atuaram até 4 de outubro de 1988, além de outros pré-requisitos. Em caso de cotistas falecidos, os herdeiros devem comparecer à agência.

Latest Posts

Não perca