Dicas para manter a boa forma durante as férias

Por Cláudia Olive Cavalcanti

Viajar é momento de alegria, de descontração, de descobrimento, de enriquecimento da alma e do conhecimento. É momento de lazer e descanso. Mas vá com calma. Não extrapole nos experimentos de novos sabores e dos antigos também. Quem não gosa de conhecer as culinárias de outros lugares e mesmo extravasar naqueles sabores já conhecidos?

Pois, bem! Tudo isto é muito bom e necessário, mas não devemos esquecer que é preciso nos mantermos saudável e, para tanto, não podemos nos esquecer que sempre, inclusive nas férias, devemos manter uma dieta equilibrada. Sair da rotina não significa descuidar.

Se exagerar nos pratos típicos do lugar, não tem problema. Compense uma refeição com outra. Se no almoço você se esbaldou, no jantar pegue mais leve com um prato menos calórico. E aproveite se tiver na praia, na montanha ou em qualquer outro lugar, para caminhar, conhecer de perto os pontos turísticos e assim queimar calorias.

A seguir apresento algumas orientações nutricionais:

  • Tente manter a rotina habitual da alimentação;
  • Se exagerar na alimentação, tome suco Detox;
  • Não esquecer de fazer atividade física (caminhada na areia, corrida);
  • Fazer visitas em parques;
  • Procure caminhar o máximo que puder. Deixe o carro em local afastado;
  • Procure ingerir suco leves;
  • Ingerir muita água;
  • Evite doces. Escolha frutas secas à vontade, escolha doces de frutas, feitos com pouco açúcar e despreze a calda;
  • Preferir sorvete ou picolé à base de frutas, light ou zero (sem açúcar e sem gordura);
  • Procure ir ao supermercado sem fome (faça um lanchinho antes) e com a lista de compras em mãos. Dirija-se para a seção de frutas, verduras e/ou alimentos lights ou zero açúcar e gorduras;
  • continue comendo de 3 em 3 horas;
  • coma com calma, mastigando bem os alimentos;
  • Evite o consumo de frituras como: pastéis, batata frita, ovo frito etc. Preferir alimentos grelhados, assados e cozidos;
  • Não ingerir refrigerantes, pois eles contêm excesso de sódio e açúcares (aumentam a Hipertensão arterial e Gorduras localizadas (celulites);
  • Evitar o excesso de açúcar e sal;
  • Quando for a uma festa, faça um pequeno lanche antes de sair de casa. Coma uma salada, um iogurte light, uma fruta, uma vitamina ou uma barra de cereais. Assim fica mais fácil não abusar na festa;
  • Além do mais, divirta-se e aproveite estes momentos ao lado das pessoas que ama, pois isso será mais um fortalecedor da sua saúde.

 

* Cláudia Olive Cavalcanti é nutricionista, especializada em Obesidade e Transtornos Alimentares – Acompanhamento Pré e Pós–bariátricos e Avaliação Nutricional (laudo) para Gastroplastia; é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), da International Federation for the Surgery Ofobesity and Metabolic Disorders (IFSO) e da Associação Brasileira de Estudos sobre Obesidade (Abeso).

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