Últimas Postagens

IBOPE: Bolsonaro cresce entre eleitores antipetistas. Candidato do PSL tem agora 59% das intenções de voto entre brasileiros que não votariam no PT. Confira outras informações na coluna JPM desta terça-feira (25) 

OUTRA AVALIAÇÃO

Os antipetistas cerraram fileiras em torno do  presidenciável Jair Bolsonaro, candidato do PSL. A mais recente pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada nesta segunda-feira (24), revelou que Bolsonaro (PSL) parou de crescer, se estabilizando com 28% das intenções de voto. Mas há um segmento específico do eleitorado no qual ele continua avançando: o dos antipetistas. Entre os brasileiros que não votariam no PT de jeito nenhum – grupo formado por três em cada 10 eleitores -, Bolsonaro cresceu 18 pontos porcentuais desde que foi alvo de uma facada, em 6 de setembro, quando fazia campanha em Juiz de Fora.O candidato do PSL tem agora 59% das intenções de voto entre os antipetistas – a taxa era de 41% no dia 5 (véspera do atentado) e de 53% no dia 11. Nesse período, ao mesmo tempo em que Bolsonaro subia 18 pontos, a soma das taxas dos adversários caía 11 pontos. .

 

DANÇA DOS NÚMEROS

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, segue na liderança da corrida presidencial deste ano, estacionado nos 28% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (24), que também apontou Fernando Haddad (PT), na vice-liderança com 22%.A pesquisa anterior do instituto, divulgada no dia 18, havia mostrado Bolsonaro com os mesmos 28% das intenções de voto, enquanto Haddad tinha 19%.O Ibope apontou Ciro Gomes (PDT) com 11%, ante também 11% na sondagem anterior, Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 8%, ante 7%, e Marina Silva (Rede) com 5%, ante 6% há uma semana.João Amoêdo (Novo) oscilou um ponto para cima e chegou a 3%. Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) continuam com o mesmo índice da pesquisa anterior, 2%. Guilherme Boulos (PSOL) marcou 1%. Cabo Daciolo (Patriota), Vera (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.A Lei da Ficha Limpa retirou 173 candidatos das eleições deste ano

 

DIÁLOGO POLÍTICO

Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência, quer conversar com rivais, ainda na eleição ou no caso de eleito, e afirmou nesta segunda-feira(24) que o vencedor dessas eleições presidenciais terá que conversar com todos os segmentos da sociedade para conseguir governar. “Não vamos resolver tudo no dia 7 ou 28 de outubro. Às vezes eu vejo aí candidato dizendo ‘eu vou sair muito forte (da eleição) e vou aprovar tudo em três meses’. Não vai acontecer isso, não ocorrerá”, disse o petista

 

OPINIÃO DE CIRO

Em evento na noite desta segunda-feira (24) com artistas em um teatro na Gávea, zona sul do Rio, o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, disse que a polarização política irá “matar o país” Ciro buscou emplacar o discurso da terceira via e disse que vê com pessimismo o fato de dois candidatos de espectros políticos opostos como Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), liderando as pesquisas de intenção de voto.

 

DEFESA DO VOTO ÚTIL

Geraldo Alckmin, presidenciável do PSDB, passa a  lutar pelo voto útil. Nos comerciais que começam a ser exibidos nesta terça-feira(25 ), um locutor mostra a imagem de Jair Bolsonaro, candidato do PSL, se transformando aos poucos no rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Na eleição desse ano você pode acabar elegendo quem menos espera. Por exemplo: você vota no Bolsonaro no primeiro turno. No segundo turno, as pesquisas mostram: Bolsonaro empata com Marina, perde para o Ciro e caminha para perder do Haddad. Os três foram ministros do Lula”, diz o comercial. Haddad chega a 22% e rejeição a Bolsonaro cresce.

 

PRESIDENTE TOFFOLI

Em primeiro “ato” como presidente da República interino, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, sancionou na manhã desta segunda-feira (24) lei que torna crime a importunação sexual e aumenta a pena para estupro coletivo. Toffoli está de forma interina na Presidência da República por conta da viagem de Michel Temer aos Estados Unidos, onde participa da Assembleia Geral da ONU. O retorno do emedebista está previsto para esta terça-feira (25).

 

AÇÃO INTERNACIONAL

Nesta terça-feira(25), a Operação Lava Jato abriu nesta terça-feira(25,) sua fase 54, a segunda etapa realizada no exterior. A partir de um pedido de cooperação internacional feito pelo Ministério Público Federal, o Ministério Público de Portugal obteve autorização judicial e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em endereços em Lisboa, ligados ao operador financeiro Mário Ildeu de Miranda

 

PF APURA

Para dar continuidade às investigações sobre o atentado a Jair Bolsonaro (PSL), no último dia 6, em Juiz de Fora (MG), a Polícia Federal (PF) instaurou, na manhã desta terça-feira (25), o segundo inquérito. A mais nova etapa do processo da corporação pretende apurar se Adélio Bispo de Oliveira, preso logo após o ataque, agiu sozinho na ação criminosa contra o candidato à Presidência da República.“Vamos apurar se Adélio tem alguma conexão com algum grupo ou organização criminosa”, informou, ao G1, o delegado Regional de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais Rodrigo Morais. Ele ainda ressaltou que, possivelmente, o agressor não teve ajuda de outras pessoas para executar a tentativa de homicídio.

PAUTA DO STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta quarta-feira, 26, a ação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que contesta o cancelamento de título de eleitores que não realizaram o cadastramento biométrico obrigatório. O ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo, avisou que levaria a ação para ser julgada e o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, a incluiu na pauta desta quarta.

NOVA PRORROGAÇÃO

O Congresso Nacional prorrogou por sessenta dias a vigência das medidas provisórias 845, 846 e 847, todas editadas em julho passado. A ampliação da validade das medidas está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 25. A MP 845 institui o Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário e a MP 846 altera uma medida anterior que dispõe sobre o Fundo Nacional de Segurança Pública e sobre a destinação do produto da arrecadação das loterias, a Nova MP das Loterias. A MP 847, por fim, renova a concessão de subvenção econômica na comercialização de óleo diesel rodoviário até o fim do ano.

CANDIDATOS REJEITADOS

Dos 29.101 candidatos que pediram registro, a Justiça Eleitoral rejeitou 1.888, o que representa 6,5% do total. Segundo dados disponíveis no portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 173 candidatos foram julgados inaptos por causa da Lei da Ficha Limpa, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputaria o Palácio do Planalto pelo PT.
A falta de requisitos para registro – como a não comprovação de pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral e filiação partidária – foi o principal motivo para indeferimento de candidaturas – 75,46% do total de pedidos. Treze candidatos foram considerados inaptos a disputar as eleições por abuso de poder e outros cinco por gasto ilícito de recursos.A Justiça Eleitoral confirmou 27.213 candidaturas, um crescimento de 4% em relação a 2014, quando 26.162 disputaram as eleições gerais – presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital. Até agora, 682 candidatos renunciaram e três morreram.

REUNIÃO CMN

O Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne nesta terça-feira (25), por meio de videoconferência, no Ministério da Fazenda. Os trabalhos serão coordenados pelo ministro da pasta, Eduardo Guardia. Os outros integrantes do CMN são o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, e o presidente o Banco Central, Ilan Goldfajn. Colnago estará no ministério. Já o presidente do BC participará da reunião do Rio de Janeiro.

 

PLANO NACIONAL

O  Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), será apresentado pelo  ministro das Cidades, Alexandre Baldy,  nesta terça-feira (25), em Brasília. A cerimônia  marca o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, que começou no último dia 18. Na ocasião, serão homenageadas entidades e personalidades que, por meio de ações educativas e de conscientização, vêm contribuindo para a promoção do trânsito seguro no país.>> Instituído em janeiro deste ano, por meio da lei 13614, o Pnatrans tem como objetivo de reduzir pela metade, num período de dez anos, o índice de mortes no trânsito no país.

 AÇÕES PENAIS 

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal vai julgar nesta terça-feira (25) um pedido de liberdade do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso em Brasília. Ele está detido temporariamente há um ano devido ao caso que resultou dos R$ 51 milhões encontrados em um apartamento de Salvador ligado ao político do MDB.A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) realiza sessão para o julgamento de ações penais em que são réus os deputados federais Newton Cardoso Jr. (MDB-MG) e Lúcio Vieira Lima (MDB-BA). Os ministros também vão analisar denúncias em inquéritos abertos contra os senadores Aécio Neves (PSDB/MG), Jorge Viana (PT-AC) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

CENÁRIO PESSIMISTA

O BC (Banco Central) avaliou que o cenário piorou nos últimos meses e indicou que pode ser necessário subir a taxa básica de juros da economia, atualmente em 6,5% ao ano, nos próximos meses para atingir a meta de inflação fixada para o ano de 2019.A informação consta na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada na semana passada, quando a Selic foi mantida estável no menor nível da história pela quarta vez consecutiva. O documento foi divulgado nesta terça-feira (25).A piora no cenário para a inflação está ligada, entre outros fatores, à disparada do dólar – que tem potencial para gerar pressões inflacionárias no Brasil. Isso porque os produtos, insumos e serviços importados ficam mais caros na medida em que o dólar se valoriza.

FRASE DO DIA

“Quero anunciar que, passadas as eleições, buscarei fazer a reforma da Previdência. O déficit previdenciário é elevado demais. Não podemos legar a nossos filhos e netos um sistema de Previdência sob ameaça, nem um orçamento que seja quase todo tomado por gastos previdenciários”, escreveu o presidente Michel Temer  no Twitter.

Latest Posts

Não perca