Últimas Postagens

Jair Bolsonaro : país não merece ser governado de dentro da cadeia. Confira outras informações na coluna JPM desta quarta-feira (3)

 

CAMPANHA QUENTE

Em publicação no Twitter, nesta quarta-feira (03), o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, disse  que o Brasil não merece ser governado de dentro da cadeia, em aparente referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde abril, e a seu indicado para concorrer ao Palácio do Planalto, Fernando Haddad (PT).Bolsonaro lidera as pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro à frente de Haddad, contra quem deve disputar o segundo turno, de acordo com os levantamentos mais recentes.

 

PGR ARQUIVA INQUÉRITO DE MAGGI

Demorou…A Procuradora-Geral da República (PGR) Raquel Dodge promoveu o arquivamento do inquérito contra o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), que investigava o repasse indevido de R$ 12 milhões que teria sido feito pela Odebrecht para sua campanha à reeleição ao governo do Estado em 2006. Segundo a PGR, não há provas que incriminem Maggi.A investigação teve início com as delações dos ex-executivos da Odebrech, Antônio Pacífico Ferreira e Pedro Augusto Carneiro Leão Neto, que afirmaram ter repassado o dinheiro para Maggi em troca de que eles efetivamente pudessem receber uma dívida que o Estado tinha com a empresa e que dependia dos repasses da União para ser quitada.Dodge afirmou ainda que o suposto crime cometido por Maggi, de omitir documento ou fazer declaração falsa para fins eleitoral, já está prescrito.

 

DEFESA

Por meio de nota, o advogado de Maggi, Fábio Galindo, reafirmou que não foram entregues provas contra o ministro e as acusações dos delatores também não foram comprovadas por diligências da Procuradoria-Geral. “No fim das contas não teve denúncia. Teve uma palavra isolada dos colaboradores. A decisão revela o equilíbrio da PGR na apreciação dos fatos e a inocência de um homem público que sempre conduziu suas ações com retidão”, acrescentou Galindo.

 

ESTRATÉGIAS DO CENTRÃO

Integrantes dos partidos do centrão (DEM, PR, PP, PTB, PRB e SD), que apoiam Geraldo Alckmin, devem se reunir na próxima semana para analisar o resultado da eleição do próximo domingo e decidir que estratégias seguir no segundo turno. Em meio a traições públicas de filiados nesta reta final, integrantes do bloco de partidos acreditam que a união de legendas deve ser desfeita, caso o tucano não consiga chegar à próxima etapa. Os caciques devem se dividir entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

 

TRE-PR VETA VOTO DE LULA

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná negou, na terça-feira, recurso apresentado pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva para que o ex-presidente, que está preso em Curitiba desde 7 de abril, possa votar no próximo domingo (7), quando ocorrerá o primeiro turno das eleições 2018.O O juiz Jean Leeck informou, na decisão, que o ex-presidente tem direito de votar, mas o fato de estar preso impede o petista de se deslocar até a Zona Eleitoral, “não competindo a esta Justiça Especializada tratar desta restrição à sua liberdade de ir e vir”.

 

ÍNDICE DE REJEIÇÃO

A quatro dias do primeiro turno das eleições, os dois candidatos mais bem posicionados na corrida presidencial, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), têm seus percentuais de rejeição maiores do que as intenção de voto.Enquanto o primeiro aparece com 32% da preferência do eleitorado, aqueles que dizem votar nele de forma alguma são 45%. Já o ex-governador de São Paulo, que aparece com 21% da intenções no primeiro turno, tem 41% de rejeição.O cenário é baseado na última pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (2),

 

POLARIZAÇÃO

O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou que se considera a alternativa para evitar a polarização entre os líderes nas pesquisas de intenção de voto Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).”Eu estou trabalhando para mostrar que não precisa votar no coisa ruim ou no coisa pior só porque não tem alternativa. Tenho ficha limpa, tenho boas propostas, tenho experiência, capacidade de dialogar”, disse Ciro,

 

PROPOSTA VETADA

Parte dos  apoiadores da candidata da Rede à Presidência nas eleições 2018, Marina Silva tentou articular uma aproximação com Ciro Gomes (PDT), mas a proposta foi vetada pela coordenação-geral de campanha, antes mesmo de chegar à candidata.Os integrantes do partido que fizeram a articulação pela aproximação entre Ciro e Marina acreditavam que ela “sairia maior” com o gesto. A ex-ministra, conforme essa avaliação, demonstraria coerência com o discurso contra a polarização e pelo futuro do País ao apoiar um nome mais competitivo.O posicionamento em favor de Ciro também levaria em conta outro cálculo: evitar que Marina tenha de se posicionar em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Haddad.

 

MAIS PESQUISAS

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (2) mostra que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) subiu para 32% das intenções de voto, ganhando quatro pontos percentuais desde a semana passada. Já Fernando Haddad (PT) tem 21%.Ciro Gomes (PDT) manteve os 11%, empatado tecnicamente com Geraldo Alckmin (PSDB), que oscilou de 10% para 9%.Bolsonaro e Haddad empatam tecnicamente nas simulações feitas para o segundo turno. No cenário em que os dois se enfrentam, Bolsonaro cresceu de 39% para 44% e Haddad caiu de 45% para 42%.

 

LULA PRESO

Alerta!  51% da população acredita que o ex-presidente Lula deve continuar preso, conforme Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira indica que. Desde abril, o petista está na sede da Polícia Federal de Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá .Entre os entrevistados pelo Datafolha, 37% afirmam que Lula deveria ser perdoado e solto, enquanto 8% acreditam que o ex-presidente deveria cumprir o resto da pena em prisão domiciliar. Segundo a pesquisa, 4% não souberam opinar.

 

DEBANDADA CONSOLIDADA

Pelo menos quatro candidatos a governador de partidos como DEM, PSD e Novo aproveitaram o debate das afiliadas da Rede Globo nesta terça-feira (2) para pedir votos em Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República.O movimento consolida a debandada de aliados de outros presidenciáveis em direção à candidatura do capitão da reserva, que já havia recebido apoio de candidatos a governador de outros partidos como Índio da Costa (PSD), no Rio, e Gelson Merísio (PSD), em Santa Catarina.Nesta terça (2), durante o debate, anunciaram voto em Bolsonaro os candidatos a governador do Distrito Federal Alberto Fraga (DEM) e Rogério Rosso (PSD).

 

 

EMPREGO: GRANDE PREOCUPAÇÃO

A capacidade de gerar emprego deverá ser uma das principais preocupações do novo presidente após a posse em janeiro de 2019. Conforme economistas ouvidos pela coluna, o aumento da oferta de emprego pode ser resposta positiva e também elemento indutor à retomada do crescimento econômico.“Independentemente de quem ganhe, o grande desafio será gerar emprego”, assinalou Maria Andréia Lameiras, da área de macroeconomia do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica). Segundo a especialista, que edita carta de conjuntura sobre mercado de trabalho, o governo tem tradicionalmente protagonismo para provocar contratações.

 

ABUSO DE PODER

A coligação presidencial encabeçada pelo petista Fernando Haddad ingressou na noite de terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido para se investigar a campanha do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, por abuso de poder econômico.Segundo a chapa petista, o pedido refere-se ao fato de o presidente da empresa de ar condicionado Komeco, Denisson Moura Freitas, ter supostamente gravado um áudio a funcionários pedindo que apoiassem a candidatura de Bolsonaro por meio do uso de adesivos e camisetas.

 

 

FRASE DO DIA

 

“Há uma clivagem social forte. Eleitores com nível de escolaridade mais alta votam em maior proporção em Bolsonaro, assim como os eleitores com renda mais alta. São perfis antagônicos nessa polarização entre Bolsonaro e Haddad. Essa questão de acesso à internet está ligada a isso. O eleitor do Bolsonaro tem também uma militância espontânea nas redes sociais, é mais jovem, é muito mais ativo na internet” diz diretora do Ibope Marcia Cavallari

Latest Posts

Não perca