Últimas Postagens

Rodrigo Maia transmite otimismo ao mercado ao falar sobre reforma da Previdência

Ao participar nesta terça-feira (26) de um encontro com representantes do mercado financeiro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), transmitiu otimismo em relação ao andamento da proposta de reforma da Previdência.

Embora faça reparos à articulação política do governo, Rodrigo Maia prevê que, com alguns ajustes, a reforma deve ser aprovada pela Câmara. No mercado, um ponto central é a fixação da idade mínima para trabalhadores do setor privado, setor público e rurais.

Diante das declarações públicas de Maia, considerado um importante aliado da agenda das reformas, o presidente Jair Bolsonaro reuniu-se com líderes aliados e designou a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) para a liderança do governo no Congresso – movimento que teve o apoio aberto de Rodrigo Maia.

No Senado, Bolsonaro referendou a sugestão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, de ter o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) na liderança na Casa.

Com o objetivo de reunir os votos necessários para aprovar a reforma da Previdência, Rodrigo Maia tem avaliado que o governo precisará de algo como 20 votos de partidos de oposição.

A maior atenção é dedicada ao PDT, que teve na disputa eleitoral o candidato Ciro Gomes defendendo que as mudanças nas regras da Previdência passassem por uma transição para o modelo de capitalização, tal como aconteceu no Chile.

É por isso que Rodrigo Maia tem trabalhado com a possibilidade de ter na presidência da Comissão Especial que vai analisar a proposta do governo alguém do PDT – no caso, o deputado Mauro Benevides Filho, um dos principais assessores de campanha de Ciro e que defende o sistema de capitalização.

“Tem de haver contribuição também do empregador”, disse Maia ao blog, nesta terça-feira, lembrando que os economistas se espelham nas mudanças feitas no Chile, mas que, agora, o governo chileno propõe mudança para incluir exatamente uma contribuição para o empregador.

Depois de adiar a instalação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, movimento que ajuda o governo porque dá tempo para o Planalto organizar a base, Rodrigo Maia avalia nomes para a relatoria da proposta.

O objetivo dé fazer isso logo depois do carnaval para que o atraso se resuma a apenas um dia, uma vez que a contagem de prazo é feita somente incluindo dias de sessão. Depois disso, a ideia é tentar acelerar a tramitação sem que a oposição, que também o apoiou na disputa pela presidência da Casa, se sinta ferida em seus propósitos na discussão da reforma da previdência.

 Fonte: G1

Latest Posts

Não perca