Últimas Postagens

Prestes a completar cinco anos, Lava Jato tem investigações embrionárias a seguir

Integrantes da força-tarefa da Lava Jato afirmaram ao blog que, mesmo após quase cinco anos da operação, existem novas linhas de investigação, ainda embrionárias, a serem seguidas por policiais federais e procuradores.

Mais bem-sucedida operação contra a corrupção no Brasil, que também protagonizou algumas polêmicas no decorrer de processos, a Lava Jato completa cinco anos no próximo domingo (17).

No dia 17 de março de 2014, um posto de combustíveis de Brasília, chamado de Posto da Torre, e localizado na Asa Sul, bairro nobre da cidade, ficou conhecido em todo país como o estopim da operação.

Desde então, já foram 60 fases da Lava Jato, envolvendo partidos políticos dos mais diferentes espectros e lideranças históricas nas mais de 100 condenações, entre elas a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao blog, investigadores do caso disseram que não há previsão para a operação acabar. Até mesmo os prognósticos anteriores sobre o fim da operação, feitos pelos próprios investigadores, foram abandonados e revistos.

Em julho de 2016, o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o procurador da República Deltan Dallagnol, afirmou ao blog que as investigações poderiam se estender por mais dois anos.

Recentemente, o próprio procurador negou a possibilidade do término em 2019. Outros investigadores disseram que as renovações das equipes deram novo gás aos casos, muitos deles que pareciam adormecidos.

Internamente, procuradores e delegados afirmam que o ano de 2019 será um dos mais trabalhosos da história da operação. A expectativa é a de que uma série de fases seja deflagrada até o fim do primeiro semestre.

Fonte: G1

Latest Posts

Não perca