Últimas Postagens

ARTICULAÇÃO: Líder do governo no Congresso vai criar ‘gabinete de inteligência’ da Previdência. Confira outras informações na coluna JPM desta quinta-feira (2)

ESTRATÉGIA

Em Brasília, a líder do governo no Congresso, deputada (PSL-SP), informou  que – a partir da próxima terça-feira (7) – técnicos do Ministério da Economia vão tirar dúvidas de parlamentares sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC 6/19) da reforma da Previdência enviada pelo governo federal ao Legislativo.Segundo ela, esse “gabinete de inteligência” da Previdência será montado em uma sala da liderança do governo no Congresso e vai funcionar principalmente às terças, quartas e quintas-feiras

 

OPOSIÇÃO NA MIRA

.O deputado Marcelo Ramos (AM-PR), presidente da comissão especial da reforma da Previdência, anunciou que vai se reunir com partidos de oposição na próxima terça-feira (7). O acordo foi feito com a líder da minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).O objetivo do encontro será estabelecer uma ampla discussão para que o relatório contemple o ajuste fiscal pretendido sem exigir “sacrifícios dos mais humildes”.

 

 

DE MÃOS ATADAS

Criticado e muito cobrado pelo  colegas, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), responde não ter pressa nem data para colocar em votação no plenário a decisão de instaurar ou não a CPI das Cortes Superiores, chamada de Lava Toga.Há duas semanas, o pedido de abertura de CPI foi rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça e Alcolumbre cogitou arquivá-lo sem consultar o plenário, mas recuou. Nos bastidores, o democrata planeja colocar o pedido em votação em dia de quórum alto, acreditando que poderá enterrar de vez a CPI por ampla maioria.A votação é aberta, e os senadores estão tensos com esta vitrine e a cobrança da sociedade, hoje muito mais atenta. O que pode afetar bem o cenário pró-investigação.

INICIATIVA

A Advocacia-Geral da União (AGU) reabriu no governo do presidente Jair Bolsonaro o processo de contratação de um escritório de advocacia na Suíça para agilizar a repatriação ao Tesouro Nacional de cerca de 700 milhões de francos suíços, equivalente a R$ 2,6 bilhões, bloqueados em 42 bancos locais. O dinheiro bloqueado é atribuído a alvos de procedimentos criminais no Brasil, em especial relacionados à Operação Lava Jato. Parado há dois anos, esse trâmite para contratar um representante jurídico do País nas cortes suíças agora está em fase final.

REAJUSTE

Com as ofertas reduzidas no mercado do transporte aéreo em decorrência da crise da Avianca, os preços das passagens aéreas nas rotas principais da companhia já registraram alta de até 140%. Segundo cálculos de fontes do mercado, a estimativa é de que pelos próximos quatro meses as tarifas sigam pressionadas até que o trâmite da venda dos ativos da Avianca seja concluído.

 

 

MUDANÇA DE NOME

Criado em 2005, quando abrigou José Alencar, então vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva, ainda no início da era PT, o PRB quer deixar para trás a aliança com a esquerda e se posicionar como opção para o eleitorado conservador. A legenda, que construiu nos últimos anos uma das maiores bancadas no Congresso, passará a se chamar somente “Republicanos” e se denominará, daqui para a frente, um partido de centro-direita.

CULPA DO PT

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse em entrevista no canal Globo News ) que os governos petistas são culpados pelo aumento da taxa do desemprego neste ano.“Isso é resultado de 16 anos de roubalheira do PT, que incharam Estado brasileiro, criaram burocracia, tomaram dinheiro das UTIs e das escolas, jogaram dinheiro na Venezuela, na Bolívia e na África.”, disse o ministro.

 

 

DE NOVO

Datena vem aí… Fontes políticas informam que  o apresentador José Luiz Datena es´ta em contato direto com lideranças do PSL. O assunto é a disputa para a  prefeitura de  de São Paulo em 2020.Hoje filiado ao DEM, Datena já ensaiou entrar na carreira política diversas vezes. Em 2018, ele chegou a lançar candidatura ao Senado, mas desistiu logo depois. Segundo a Folha, a eleição de Major Olímpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (PSB-GO) teriam animado o apresentador da TV Bandeirantes.

 

 NOVATO

Aos 33 anos, o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) – um descendente de europeus do interior do Rio Grande do Sul, de 1m72 de altura e corpo franzino – tem se destacado numa bancada de novatos e provocado ciúmes na cúpula do PSL, o partido do presidente, e a desconfiança dos líderes do Centrão

ECONOMIA

O Índice de Confiança Empresarial da Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu 0,2 ponto na passagem de março para abril e chegou a 94,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. A alta, no entanto, não recupera a perda acumulada de 3,5 pontos nos dois meses anteriores.A confiança empresarial é calculada com base em entrevistas com empresários da indústria, serviços, comércio e construção.

Latest Posts

Não perca