Últimas Postagens

ARTICULAÇÃO POLÍTICA : Planalto quer buscar relação ‘fraterna’ com Congresso em 2020, diz ministro. Confira outras informações na coluna JPM desta terça-feira (7)

 SINAL DE PAZ

Antes mesmo da reabertura dos trabalhos legislativos no início de fevereiro, o governo já demonstra estar  preocupado com a agenda de reformas  que entrará em debate no Congresso Nacional . Por meio do Twitter, o ministro-chefe da Secretaria de Governo e um dos responsáveis pela articulação política do governo de Jair Bolsonaro, Luiz Ramos disse que o governo vai buscar em 2020 um estreitamento de laços com o Congresso Nacional. Otimista ele defende   um relacionamento cada vez mais “institucional e fraterno com o Parlamento”.”Primeira semana do ano, estamos muito motivados para fazer o nosso melhor em 2020!”, escreveu o ministro.

MAIS IDEIAS

Ramos escreveu que “a democracia nos impõe diálogo e conciliação”, e disse que o plano do governo para melhorar o relacionamento com o Parlamento passa pelos seus presidentes, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na Câmara e Davi Alcolumbre (DEM-AP), no Senado. Ramos ainda citou os “líderes de partidos políticos” como parte do “relacionamento institucional”.

PAUTAS

A agenda de reformas em debate no Congresso Nacional promete movimentar o ano legislativo, que terá início em fevereiro. Entre os temas que vão ocupar o debate parlamentar estão as propostas de reformas tributária e administrativa, as que visam alterar regras no Código de Trânsito, a que estabelece a autonomia do Banco Central e a retomada do debate sobre a prisão após a condenação em segunda instância.

ESTRELA

Em fase de crescimento, o partido  Aliança pelo Brasil, pode ter em seus quadros o ministro da Justiça, Sérgio Moro.O ex-juiz da Lava Jato está sendo uma das principais alavancas para a coleta de assinaturas de apoio à criação do Aliança. Integrantes do movimento veem como “natural” a filiação de Moro à legenda.

IMPASSE

Com a proximidade das eleições das  eleições municipais, um impasse em uma licitação milionária do(TSE), em torno de R$ 696,5 milhões para aquisição de até 180 mil urnas ameaça os planos para a compra a tempo da campanha deste ano. As duas empresas que se inscreveram no certame foram desclassificadas por não atenderem aos requisitos técnicos exigidos

DEFINIÇÃO

Um recurso será julgado nesta quarta-feira, 8, em sessão extraordinária convocada às pressas, em plenas férias, pela ministra Rosa Weber, presidente do TSE. O tribunal só retoma regularmente suas atividades no mês que vem. O impasse começou em julho do ano passado, quando o TSE publicou um aviso de licitação que previa a aquisição de até 180 mil urnas para as eleições municipais a um custo de, no máximo, R$ 696,5 milhões.

IGUAIZINHOS?

O ex-presidente Lula e o apresentador Luciano Huck são admirados por eleitores de perfis semelhantes, aponta pesquisa Datafolha.O instituto pediu que os entrevistados apontassem, em uma escala de 0 a 10, o nível de confiança em diferentes pessoas. As notas até 5 são consideradas um baixo índice de confiança; de 6 a 8, médio; e 9 e 10, alto.Na média, o petista tem 30% de confiança alta (16% média e 53% baixa). Huck, por sua vez, tem 21% (22% média e 55% baixa).

APRESSADINHO

Chamou a atenção a ação do corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, que  determinou o arquivamento de seis das 23 reclamações disciplinares apresentadas ao Conselho Nacional do MP contra o procurador da República, Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. Cinco despachos foram assinados digitalmente por Lima em menos de 20 minutos, entre 18h51 e 19h07, no último dia de trabalho de 2019, em 19 de dezembro. Um deles foi assinado às 14h12 do mesmo dia.

PERDEDOR

E o  castigo continua Acusado de participar do ataque à produtora do Porta dos Fundos, Eduardo Fauzi Richard Cerquise foi expulso do PSL carioca nesta segunda-feira. Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE), ele era filiado à sigla desde 2001

ECONOMIA

A produção de veículos no Brasil aumentou 2,3% no ano passado, informou nesta terça-feira (07) a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). No total, foram fabricados 2.944.962 carros, caminhões e ônibus em 2019, contra 2.879.809 em 2018

NOTÍCIA BOA

Relatório anual da consultoria OAG, que analisa a aviação mundial, classificou nove aeroportos brasileiros entre os mais pontuais do mundo. O documento traz a lista com os 20 aeroportos mais pontuais. Entre os terminais brasileiros, o Aeroporto de Guarulhos (SP) apresentou o melhor desempenho, ficando em quarto lugar na categoria mega, atrás apenas dos aeroportos de Detroit (EUA), Minneapolis/St Paul (EUA) e Istanbul Sabiha Gokcen (Turquia), listados como os mais pontuais do planeta. Além de Guarulhos, destacaram-se os aeroportos de Brasília, listado em quarto, e o de Congonhas, em 12º, entre os aeroportos de grande volume de partidas (entre 10 milhões e 20 milhões).

DINHEIRO 

O Conta Fácil, a conta digital do Banco do Brasil, atingiu a marca de 1,1 milhão em aberturas em 2019. O produto, que existe desde 2016, teve um crescimento de 50% no passado chegando a marca de 2 milhões de contas ativas existentes.

Latest Posts

Não perca