Últimas Postagens

Flávia Arruda assume secretaria de Governo da Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta segunda-feira a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) como nova ministra-chefe da Secretaria de Governo. A nomeação da parlamentar sacramentará a entrada do Centrão no Palácio do Planalto. A deputada é casada com o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, que ficou inelegível nas últimas eleições após ser condenado e preso por participar de esquema de corrupção.

Pressionado, Bolsonaro fez hoje a sua primeira reforma ministerial após mais de dois anos de governo. Além da Flávia Arruda na  Secretaria de Governo,  houve mudanças também na Casa Civil, Relações Exteriores, Defesa, Justiça e Advogacia-Geral da União (AGU).

Flávia ficará responsável pela articulação política do governo no lugar do ministro Luiz Eduardo Ramos, que será substituir o Walter Braga Netto no comando da Casa Civil. Braga Netto, por sua vez, assumirá o Ministério da Defesa, substituindo o ministro Fernando Azevedo e Silva, que foi demitido nesta tarde por Jair Bolsonaro.

O PL ficou insatisfeito com a articulação de  Ramos na aprovação do Orçamento de 2021 e ameaçou obstruir a votação. Nos bastidores, lideranças do partido acusaram a Secretaria de Governo de privilegiar senadores na distribuição de emendas.

Aliado de Bolsonaro, Valdemar Costa Neto também expressou insatisfação a interlocutores após o Republicanos indicar o ministro da Cidadania, João Roma. Pelo tamanho da bancada, o partido se sentiu preterido na distribuição dos ministérios.

Aliada de Arthur Lira, Margarete Coelho (PP-PI) elogiou a escolha de Flávia Arruda à frente da pasta.

— O nome de Flávia é um sopro de ar fresco no governo. Ela é muito habilidosa politicamente. Pelo fato de ser mulher, paciente, centrada, competente. Estou muito esperançosa de que agora vamos melhorar a interlocução com classe política — disse.

Da redação com O Globo

 

Latest Posts

Não perca