Últimas Postagens

Mato Grosso: Poder Judiciário realiza mais de 100 melhorias para estabilização do Processo Judicial eletrônico

Investimentos, dedicação, foco na solução do problema e trabalho intenso estabelecidos durante o Plano de 100 dias garantiram a estabilidade do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Para se chegar a um ambiente estável e aprimorar cada vez mais a experiência e performance dos operadores (as) do Direito e demais usuários (as), foram realizadas 125 melhorias/atividades, sendo 116 somente para o PJe.

A execução do Plano de Estabilização do PJe e da Digitalização de Processos Físicos foi realizada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Ao longo do plano de ação, melhorias e correções foram entregues, de forma contínua, a cada 15 dias. Essas ações e atividades foram divididas em 12 pacotes de entregas com 116 atividades para o PJe, oito pacotes de entrega com 20 atividades para digitalização e 12 pacotes de entregas com 28 publicações para os fluxos.

“O resultado de todo esse trabalho reflete no cenário atual de um sistema [PJe] estável e a consequente redução expressiva do número de chamados. O nosso foco foi solucionar o problema que existia e assegurar uma ferramenta estabilizada para que os advogados e advogadas pudessem prestar seus serviços, assim como todo nosso público interno que utiliza o sistema diariamente. O Processo Judicial Eletrônico é uma de nossas prioridades e desde o início deste ano, quando as metas foram traçadas, logramos êxito e estamos colhendo os frutos”, avalia a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas.

Algumas ações foram realizadas para sanar grandes problemas que já haviam sido mapeados e outros que foram identificados no decorrer do projeto. A solução de alguns deles geraram grande impacto na utilização do PJe e na digitalização de processos físicos, bem como na performance e saúde do ambiente tecnológico do PJe. Confira alguns:

PJE:

Juiz Leigo: Movimentar em Lote “minutar sentença – juiz leigo”; ajustes para sentenças não importadas – GPSEM; Inclusão de movimentos.

Lentidão no PJe: Melhoria na caixa de expedientes da procuradoria; Melhoria no carregamento das tarefas do painel do usuário

Remessa entre Instâncias: Melhoria na segurança; correção de erros no destino da remessa e CEI; Correção do erro na remessa no plantão judiciário.

Documentos de identificação: Validação nos cadastros de remessa entre instancias; exclusão de documentos inválidos e/ou duplicados.

Processamento de prazos: Diminuição do tempo de processamento; correção de erros; criação de monitoramento de prazos.

Custas processuais: Correção das regras de validação da API – custas; revisão do fluxo de validação de custas para isentos; ajustes de fluxo e validações.

Ações em lote: Correção do componente de Movimentar em Lote; “Minutar sentença” – movimentação do juiz leigo.

Visualização de mídias: Perfil para procuradores; perfil para juízes leigos; desembargadores e assessoria do mesmo Órgão Colegiado; Perfil Desembargadores em processo referência do 1º Grau.
Digitalização de Processos Físicos (DPF)

Migração: Tratamento para diversos dados inválidos; novo status para processos com inconsistências; diversas correções.

Validações de dados: Remessa: Correção nas validações de inconsistência em processos protocolados; correção de entes/entidades para pessoa jurídica; representante processual OAB “MT00”;

Digitalização: Ajustes para novo processo do tipo “Recurso”; validação de data/hora inválidas cliente/servidor; melhorias para processos em situação de guarda; assinatura digital A1.

Processos travados: Foram realizadas devolução de 4500 processos que estavam travados; ajustes para devolução e reclassificação dos processos travados.

Digitalização de processos físicos – Em 2021 já foram digitalizadas 100 mil processos e até o final do ano outros 60 mil processos físicos restantes devem ser digitalizados.

Saiba mais:
Prioridade: Judiciário implementa plano de ação e garante estabilização do PJe
http://www.tjmt.jus.br/Noticias/65829#.YTtH6xmSnIU

Da redação com TJMT

Latest Posts

Não perca