Últimas Postagens

Relator da reforma da Previdência se reúne com Maia e líderes para debater parecer

O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), reuniu-se na noite deste domingo (9) com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com líderes de algumas legendas para debater o relatório sobre a proposta de mudanças nas regras previdenciárias. O texto deve ser finalizado nesta semana.

O encontro aconteceu na residência oficial da presidência da Câmara. Além de Maia e Samuel Moreira, compareceram à reunião, entre outros deputados, os líderes da maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), do PRB, Jhonatan de Jesus (RR), do MDB, Baleia Rossi (SP), do PSDB, Carlos Sampaio (SP), do DEM, Elmar Nascimento (BA), do PP, Arthur Lira (AL), do PL, Wellington Roberto (PB), e do PSC, André Ferreira.

Dois secretários do Ministério da Economia, Rogério Marinho e Bruno Bianco, também participaram da reunião.

Antes do encontro deste domingo, o relator da reforma se reuniu no sábado (8) com consultores da Câmara e com técnicos da Economia para fazer ajustes e simular impactos de eventuais mudanças no texto encaminhado pelo governo.

Nas conversas que teve com vários partidos nesta semana, Samuel Moreira sinalizou que deve alterar alguns pontos da reforma, entre os quais:

  • o que reduziu o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a idosos de baixa renda
  • regras da aposentadoria rural
  • mudança do pagamento do abono salarial

Estados e municípios

Na próxima terça-feira (11), está prevista uma reunião de Samuel Moreira com governadores em Brasília. Um dos pontos que ainda está em discussão é a manutenção ou retirada dos servidores de estados e municípios da reforma.

Depois da reunião com governadores, o relatório de Samuel Moreira deve ser apresentado à comissão especial da Câmara que analisa a reforma.

Antes do início da reunião deste domingo, Aguinaldo Ribeiro afirmou que os governadores devem transformar o apoio à reforma em votos no Congresso.

“O fundamental é que os governadores possam trazer votos para aprovar a reforma”, afirmou. Fica muito difícil de explicar um governador, por exemplo, que é a favor da reforma da Previdência e a base dele fica contra. Acho que isso fica difícil para o próprio governador”, disse Ribeiro.

“A partir de definido o texto, se nós avançarmos bastante no texto, acho que o fundamental agora é traduzir esse desejo que os governadores estão externando em votos para que a reforma possa ser aprovada”, acrescentou.

O deputado Carlos Sampaio, líder do PSDB, disse que é “provável” que a legenda feche questão sobre a reforma.

“É bem provável, porque isso está na nossa cartilha, está no nosso estatuto e é importante fecharmos questão sobre um tema importante para o país”, afirmou.

Da Redação com informações do G1

Latest Posts

Não perca