Últimas Postagens

Salles e Araújo são os piores ministros na avaliação de líderes do Congresso

Os ministros Ricardo Sallesdo Meio Ambiente, e Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, são os piores ministros do governo de Jair Bolsonaro, segundo avaliação de líderes do Congresso. O levantamento foi feito na edição de setembro do Painel do Poder, ferramenta de pesquisa do Congresso em Foco.

Desde março de 2019, primeira edição da pesquisa neste governo, Salles e Araújo estão entre os ministros com pior avaliação. Além deles, Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, e o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, são nomes frequentes nas piores colocações. Todos esses ministros integram a chamada ala ideológica do governo.

Nesta sexta-feira (23), Salles abriu uma campanha contra o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo. Os ataques abertos de Salles ao colega foram seguidos de diversas declarações de apoio de importantes líderes políticos ao general Ramos.

Numa escala que vai de 0 a 5, Salles e Araújo têm nota de 1,9. Por outro lado, os ministros mais bem avaliados são os menos polêmicos e mais pragmáticos: Tereza Cristina, da Agricultura, e Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura.

Painel do Poder

Produzido com metodologia científica, o Painel do Poder tem grande potencial estratégico para quem deseja desenhar cenários políticos e econômicos de curto, médio e longo prazo. As entrevistas foram feitas pelo Congresso em Foco em parceria com a empresa Demodata.

A pesquisa antecipou em março de 2019, com grande antecedência, o que terminou ocorrendo com a reforma da Previdência: grandes chances de aprovação, ressalvados os pontos que afinal foram retirados do texto enviado pelo Palácio do Planalto. Também indicou que não havia clima para a aprovação de Eduardo Bolsonaro para o posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos (ele desistiu da disputa por falta de apoio) e a exclusão de pontos do chamado pacote anticrime.

Você também pode contratar para a sua organização uma pesquisa exclusiva ou uma apresentação dos principais achados do Painel do Poder, num encontro com os profissionais que fizeram do Congresso em Foco o mais influente veículo jornalístico nacional especializado em política.

Com informações do Congresso em Foco

Latest Posts

Não perca