Últimas Postagens

Lula exagera e faz declarações imprecisas em discurso

Em seu primeiro discurso após ter suas condenações anuladas e recuperar os direitos políticos, sendo assim autorizado a concorrer nas eleições do ano que vem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exagerou e fez declarações imprecisas.

Ao longo do discurso, o petista criticou medidas econômicas do governo Jair Bolsonaro (sem partido) e voltou a atacar o ex-juiz Sergio Moro e a Operação Lava Jato. Em sua fala, o ex-presidente disse ainda ter sido “vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de história” do Brasil. O petista ainda não confirmou se disputará as eleições presidenciais no ano que vem.

UOL Confere avalia trechos do discurso realizado por Lula. Em itálico, as declarações do ex-presidente. Em seguida, as análises das falas.

Não é possível permitir que o preço do combustível brasileiro tenha que seguir o preço internacional se nós não somos importador de petróleo. O Brasil é exportador, se nós produzimos a matéria-prima aqui, se nós retiramos do fundo do mar, se nós conseguimos refinar aqui… Nós produzimos gasolina de avião, nós produzimos diesel, e nós produzimos na qualidade que produz a União Europeia.

A fala de Lula é imprecisa. Teoricamente, o Brasil é autossuficiente no abastecimento de petróleo e até produz mais volume do que consome. O problema, no entanto, está na nossa capacidade de refino, que ainda não dá conta de suprir a demanda brasileira por produtos derivados do petróleo, como combustível -que acabam sendo importados. Por isso, na prática, o preço da gasolina acaba ficando atrelado ao do mercado internacional.

“Nossa autossuficiência é nominal”, disse Fernanda Delgado, doutora em planejamento energético e coordenadora de pesquisa do centro de estudos FGV, em entrevista à BBC em 2019. “Existe um descasamento entre a tecnologia para refinar e o tipo de petróleo que temos”, afirmou ainda a especialista.

Dados da petrolífera BP (British Petroleum), divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo em outubro do ano passado, mostraram que o Brasil tem utilizado cada vez menos suas refinarias para produzir derivados. Segundo a BP, a produção de derivados nas refinarias da Petrobras diminuiu 16% de 2014 para 2019.

Investimento no Brasil

Por conta da operação Lava Jato, o Brasil deixou de ter de investimento de R$ 172 bilhões. Só por conta da Lava Jato, segundo estudo do Dieese, o país perdeu 4,4 milhões de empregos.

Os dados citados por Lula constam de um estudo sobre os impactos da Lava Jato no país feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) a pedido da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Segundo a CUT, o estudo mostra que, com a Lava Jato, o país perdeu um valor 40 vezes maior do que o MPF (Ministério Público Federal) diz ter recuperado com a operação (R$ 4,3 bilhões). O estudo aponta ainda que o setor mais atingido foi o da construção civil, que perdeu 1,1 milhão de empregos.

Teoria de Moro

A Lava Jato fez um pacto com setores da mídia e que era preciso, porque essa era a teoria do Moro: só a imprensa pode ajudar a condenar as pessoas. E, aí, vale qualquer coisa.

Em sua fala, Lula citou um artigo que, segundo ele, Moro teria escrito sobre a operação Mani Pulite (“Mãos Limpas”) —investigação realizada nos anos 1990 que desvendou um esquema de corrupção na Itália— e que teria sido publicado em 1994. Moro, de fato, escreveu um artigo sobre a operação italiana, mas o texto foi publicado em 2004.

No texto, Moro não diz literalmente que só a imprensa pode ajudar a condenar as pessoas. O ex-ministro, no entanto, cita que “os responsáveis pela operação Mani Pulite ainda fizeram largo uso da imprensa”.

“Com efeito: para o desgosto dos líderes do PSI [Partido Socialista Italiano], que, por certo, nunca pararam de manipular a imprensa, a investigação da “Mani Pulite” vazava como uma peneira”, escreveu o ex-juiz.

Pouco depois, Moro ainda escreve: “Apesar de não existir nenhuma sugestão de que algum dos procuradores mais envolvidos com a investigação teria deliberadamente alimentado a imprensa com informações, os vazamentos serviram a um propósito útil. O constante fluxo de revelações manteve o interesse do público elevado e os líderes partidários na defensiva”.

Vacina

Tome vacina porque a vacina é uma das coisas que pode livrar você do covid. Mas, mesmo tomando vacina, não ache que você possa tomar a vacina e já tirar a camisa, ir para o boteco, pedir uma cerveja gelada e ficar conversando, não. Você precisa continuar fazendo o isolamento, e você precisa continuar usando máscara e utilizando álcool em gel. Pelo amor de Deus, esse vírus, essa noite, matou quase 2 mil pessoas.

Como apontado por Lula, a vacina é, de fato, a principal ferramenta capaz de impedir a infecção pelo coronavírus. Apesar disso, o organismo não reage imediatamente após receber a vacina e o sistema imunológico pode levar semanas para desenvolver anticorpos contra o vírus. Por isso, especialistas recomendam que mesmo após a vacinação sejam mantidos cuidados como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos.

Além disso, ainda não há dados definitivos sobre o papel das vacinas no impedimento da transmissão do vírus por quem já tiver sido imunizado. Por isso, o uso de máscaras após a vacinação continua sendo recomendado.

Da redação com o portal UOL

Latest Posts

Não perca