Últimas Postagens

Bolsonaro se reúne com médica Ludhmila Hajjar em meio à articulação para saída de Pazuello

Em meio à articulação para a saída de Eduardo Pazuello do comando do Ministério da Saúde, o presidente da República, Jair Bolsonaro, se reuniu ontem (14) com a médica cardiologista Ludhmila Hajjar no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, em Brasília.

A informação sobre o encontro foi confirmada pela Secretaria Especial de Comunicação Social.

Deputados do Centrão, grupo de partidos da base aliada do governo na Câmara, têm pressionado pela troca de Pazuello. Desgastada, a atuação do ministro é criticada em razão do agravamento da crise sanitária no país causada pela pandemia de Covid-19.

Pazuello, por sua vez, diz que segue à frente da pasta e que Bolsonaro não pediu que entregue o cargo.

O nome da médica Ludhmila Hajjar é abertamente defendido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que é uma das principais lideranças do Centrão.

Em uma rede social, Lira disse neste domingo que o enfrentamento da pandemia “exige competência técnica” e “capacidade de diálogo político” e que enxerga essas qualidades em Ludhmila.

“Coloquei os atributos necessários p/ o bom desempenho à frente da pandemia: capacidade técnica e de diálogo político com os inúmeros entes federativos e instâncias técnicas. São exatamente as qualidades que enxergo na doutora Ludhmila”, escreveu o presidente da Câmara.

E continuou:

“Espero e torço para que, caso nomeada ministra da Saúde, consiga desempenhar bem as novas funções. Pelo bem do país e do povo brasileiro, nesta hora de enorme apreensão e gravidade. Como ministra, se confirmada, estarei à inteira disposição”.

Currículo

Em seu currículo na plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a cardiologista Ludhmila Abrahão Hajjar informa que é professora associada de cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Nascida em Anápolis-GO, graduou-se em medicina na Universidade de Brasília, em 2000. Ainda de acordo com o currículo, ela também é médica supervisora da área de Cardio-Oncologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora de cardiologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

Troca

A pressão pela substituição de Pazuello ocorre em um momento de pico da doença no país. O Brasil registrou 1.940 mortes pela Covid-19 no sábado (13), totalizando 277.216 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.824, novamente um recorde. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +51%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

Segundo o Blog da Andreia Sadi, a troca de Pazuello também é defendida por aliados de Bolsonaro para que o governo consiga se preparar politicamente à oposição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que voltou ao tabuleiro eleitoral na semana passada.

Na noite de sábado (13), Bolsonaro se reuniu com Pazuello e mais três militares da ala militar. Participaram do encontro em Brasília, que não constava da agenda de nenhuma das autoridades, os ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Fernando Azevedo (Defesa).

Da redação com o portal G1

Latest Posts

Não perca